Conversas inacabadas

10 novembro 2006

Ela (II) – Capítulo 2 - Fragmentos de vida


Nú feminino (parcial) - Gustave Courbet (1818-1877)

O segredo potenciou a cumplicidade entre as duas amigas…e, tantas vezes, se contentaram com a linguagem dos olhares…tantos foram os encontros controlados…numa forma gentil de se enganarem os anseios…tantos, que ambas teriam já a falsa percepção de que teriam conseguido enganar o desejo…tentando ignorá-lo…tentando distraí-lo. Como se tivessem encontrado a fórmula para desviar a paixão…sem desviar o seu objecto…

O facto de viverem em cidades distantes controlava, de certa forma, aquilo que ambas sabiam ser o destino. Até ao dia, em que numa visita à capital, por questões profissionais, “ela” pediu que a amiga a fosse levar ao hotel…pedindo que subisse e aguardasse enquanto se acomodava. Como se fosse possível, conter palavras quando se tem tanto para confessar…Como se fosse imaginável, ficar imóvel quando todo o corpo ferve por dentro…quando falta o ar…e em torno do pensamento pairam as letras d-e-s-e-j-o. “Não é possível…tu não ajudas…e eu…nem sei se quero que ajudes…”

E, nesse instante, despiram-se de preconceitos, de vaidades e, delicadamente, entregaram a vida nas mãos uma da outra…conscientes dos vários riscos que corriam…certas que seria só um momento e que esse seria bastante para sofrer uma imensidão de tempo…

No dia seguinte, ambas tinham compromissos de trabalho durante a manhã e separaram-se. Todos os minutos contados, cronometrados, pareceram eternidades…
O reencontro, ainda que, muito limitado no tempo, tinha sido uma promessa…um almoço…e depois, cada uma seguiria a sua vida…e tentaria esquecer o que se tinha passado. Saiu a correr do local de trabalho, numa das avenidas nobres da cidade e olhou para todos os lados, tentando perceber ansiosa, se “ela” já estaria no local combinado…Por momentos, pensou que “ela” não viria…que o arrependimento teria vencido. Quando se percebeu observada, olhou para trás…virou-se e avistou-a… Contemplou aquela calma que a caracterizava, aquela postura de quem tudo controla, lá estava “ela”... linda…com uma rosa vermelha na mão. Então as lágrimas misturaram-se com sorrisos…como uma criança perdida que acaba de encontrar orientação…pela primeira vez na vida conhecia o que significa “chorar de alegria”, sem ter defesas e sem querer tê-las…e desejaria que aquele momento nunca terminasse.
“O teu cheiro teima em acompanhar-me e desconcentrar-me de tudo o que tenho para fazer. Como posso trabalhar assim contigo na minha mão e no meu corpo?...” – segredou-lhe num longo abraço…

5 Comments:

  • At 5:35 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    É bom ler que existes também "num lugar só teu", "sem ter defesas que te façam falhar...
    nesse lugar mais dentro...
    onde só chega quem não tem medo de naufragar!"

     
  • At 11:27 da manhã, Blogger Unknown said…

    Gosto dos "fragmentos" destas vidas!

     
  • At 11:05 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Uau!!Brilhante, é arrepiante a forma como descreves os sentimentos, as situações...é tudo tão real...é tudo tão pessoal e ao mesmo tempo parece a história de todas nós, pelo menos a minha não foi assim tão diferente (falo de sentimentos, porque a situação vai variando,m...)

    Obrigada pelo o Blog é Excelente

     
  • At 12:00 da manhã, Blogger Conversas inacabadas... said…

    b. - Ainda que exista (também) "num lugar só meu", sabes sempre onde me podes encontrar. Assim como eu a ti (espero);). Beijos, muitos.

    ar - E eu...gosto que gostes deles. Posso dizer que também adoro os "fragmentos de vida" que, generosamente, partilhas. Obrigada pela visita. Beijinhos.

    Sra. S.S. - Sê bem vinda. Obrigada pelo ânimo que me transmite o teu comentário. Quanto ao cruzamento com outras histórias de vida, apenas te posso dizer que o amor fala-se numa linguagem universal...fácil de compreender e assimilar por quem está acordado para a vida. Beijinhos. Obrigada pelo visita e comentário.

     
  • At 9:40 da tarde, Blogger g said…

    Há sempre um dia em que a barreira cai e somos nós para sempre

     

Enviar um comentário

<< Home